diário das listas enanenesenses  

n&n's


n-zine Arquivos Contacto Site Enanenes

sábado, agosto 07, 2004 :::
 
O que é a história?

"[...] a história sempre é escrita pelos vencedores. Quando duas culturas entram em conflito, o perdedor é obliterado, e o vencedor escreve a história - livros que glorificam sua própria causa e menosprezam a do inimigo perdedor. Como Napoleão disse certa vez: 'O que é a história, senão uma fábula sobre a qual todos concordam?' - Ele sorriu. - Por sua própria natureza, a história é sempre um relato tendencioso."

Sir Leigh Teabing para Sophie Neveu, "O Código Da Vinci", Dan Brown, pág. 273. Ed. Sextante, 2004. A tradução é de Celina Cavalcante Falck-Cook.


::: posted by naomi . at 3:04 da tarde



sexta-feira, agosto 06, 2004 :::
 
Atravessando agosto



Lindo texto do Caio Fernando Abreu indicado pelo Conrado, na ena:

"SUGESTÕES PARA ATRAVESSAR AGOSTO

Por Caio Fernando Abreu (6/8/1995)

Para atravessar agosto é preciso antes de mais nada paciência e fé. Paciência para cruzar os dias sem se deixar esmagar por eles, mesmo que nada aconteça de mau; fé para estar seguro, o tempo todo, que chegará setembro- e também certa não-fé, para não ligar a mínima às negras lendas deste mês de cachorro louco.É preciso quem sabe ficar-se distraído, inconsciente de que é agosto, e só lembrar disso no momento de, por exemplo, assinar um cheque e precisar da data. Então dizer mentalmente ah!, escrever tanto de tanto de mil novecentos e tanto e ir em frente. Este é um ponto importante:ir, sobretudo, em frente.
Para atravessar agosto também é necessário reaprender a dormir,dormir muito, com gosto, sem comprimidos, de preferência também sem sonhos. São incontroláveis os sonhos de agosto: se bons, deixam a vontade impossível de morar neles, se maus,
fica a suspeita de sinistros angúrios , premonições.Armazenar víveres, como às vésperas de um furacão anunciado, mas víveres espirituais, intelectuais, e sem muito critério de qualidade. Muitos vídeos de chanchadas da Atlântida a Bergman; muitos CDs, de Mozart a Sula Miranda; muitos livros, de Nietzche a Sidney Sheldon. Controle remoto na mão e dezenas de canais a cabo ajudam bem:qualquer problema , real ou não, dê um zap na telinha e filosoficamente considere, vagamente onipotente, que isso também passará. Zaps mentais, emocionais, psicológicos, não só eletrônicos, são fundamentais para atravessar agostos. Claro que falo em agostos burgueses, de médio ou alto poder aquisitivo. Não me critiquem por isso, angústias agostianas são mesmo coisa de gente assim, meio fresca que nem nós. Para quem toma trem de subúrbio às cinco da manhã todo dia, pouca diferença faz abril, dezembro ou, justamente, agosto. Angústia agostiana é coisa cultural, sim. E econômica. Mas pobres ou ricos, há conselhos- ou precauções-úteis a todos. O mais difícil:evitar a cara de Fernando Henrique Cardoso em foto ou vídeo, sobretudo se estiver se pavoneando com um daqueles chapéus de desfile a fantasia categoria originalidade...Esquecê-lo tão
completamente quanto possível(santo ZAP!):FHC agrava agosto, e isso é tão grave que vou mudar de assunto já.
Para atravessar agosto ter um amor seria importante, mas se você não conseguiu, se avida não deu, ou ele partiu- sem o menor pudor, invente um.Pode ser Natália Lage, Antonio Banderas, Sharon Stone, Robocop, o carteiro, a caixa do banco, o
seu dentista. emoto ou acessível, que você possa pensar nesse amor nas noites de agosto, viajar por ilhas do Pacífico Sul, Grécia, Cancún ou Miami, ao gosto do freguês. Que se possa sonhar, isso é que conta, com mãos dadas, suspiros,
juras, projetos, abraços no convés à lua cheia, brilhos na costa ao longe. E beijos, muitos. Bem molhados.
Não lembrar dos que se foram, não desejar o que não se tem e talvez nem se terá, não discutir, nem vingar-se , e temperar tudo isso com chás, de preferência ingleses, cristais de gengibre, gotas de codeína, se a barra pesar, vinhos, conhaques-tudo isso ajuda a atravessar agosto. Controlar o excesso de informações para que as desgraças sociais ou pessoais não dêem a impressão de serem maiores do que são. Esquecer o Zaire , a ex-Iugoslávia, passar por cima das páginas policiais. Aprender decoração, jardinagem, ikebana, a arte das bandejas de asas de borboletas- coisas assim são eficientíssimas, pouco me
importa ser acusado de alienação. É isso mesmo, evasão, escapismos, explícitos.
Mas para atravessar agosto, pensei agora, é preciso principalmente nãose deter de mais no tema. Mudar de assunto,digitar rápido o ponto final, sinto muito perdoe o mau jeito, assim, veja, bruto e seco:.

(crônica escrita por Caio, em AGOSTO de 1995, para o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO)"


::: posted by Sweet! at 1:46 da tarde



quinta-feira, agosto 05, 2004 :::
 
As Mil e Uma Noites



No domingo revi As 1001 Noites [Arabian Nights, EUA/2000], filme feito para a TV mas com elenco e produção de telona. O sultão Schahriar [Dougray Scott] sofre com a traição de seu irmão Schahzenan e sua primeira esposa, que matou. Depois de 40 noites de insônia ele decide voltar a se casar para não perder o trono mas, por medo de uma nova traição, combina com o algoz-chefe [Peter Guinness] que a nova sultana deverá ser morta na manhã seguinte às núpcias. As concubinas do sultão apelam para a filha do vizir Ja'far, Scheherazade, para que não seja uma delas a escolhida.

Tá, a história todo mundo conhece, vamos então direto pra parte legal, as participações especiais!

. Alan Bates faz o velho contador de histórias que instrui Sheherazade
. John Leguizamo em papel duplo, o gorducho Gênio do Anel e seu primo Gênio da Lâmpada do conto Aladdin
. a violonista Vanessa Mae faz a princesa Zobeide no mesmo conto
. James Callis, o Tom de Bridget Jones, faz o príncipe Ahmed no conto dos 3 príncipes
. Rufus Sewell [que lembra vagamente Joaquin Phoenix] faz Ali Baba no conto Ali Babá e os 40 Ladrões
. o Gollum Andy Serkis faz o irmão de Ali Baba, Kasim
. Tchéky Karyo faz o Alma Negra, o chefe dos 40 ladrões.

É um filme perfeito para passar um domingo à tarde.


::: posted by naomi . at 8:01 da tarde



quarta-feira, agosto 04, 2004 :::
 
Dica do Olaf



Estou lendo Porque Adoecemos. Novos Horizontes do Conhecimento
Médico Espírita
, por alguns médicos psiquiatros e psicólogos do
Hospital Espírita André Luiz, em Belo Horizonte, em cooperação com a
Associação Médico Espírita de Minas Gerais (puxa....boca cheia....).

É sobre saúde mental, neurose, psicose, sonhos, terapia psiquiatrica
etc da perspetiva de medicina espírita. Muito interessante, porque
eu tinha a oportunidade visitar este hospital (hospital de
psiquiatria) na realidade. Mas ainda mais porque não temos a
medicina espírita na Europa, simplesmente não existe. Dá novas
perspetivas, e jeitos diferentes para ver e analisar coisas.....

Acho que a perspetiva e a medicina tem semelhança com a medicina
antroposofica, que é muito conhecida e praticada na Europa/Holanda,
e que também no Brasil.

Eu não sou médico ou psicologo, mas gosto ler coisas que vão além da
minha area profissional.

Olaf - postado na lista ena

::: posted by Sweet! at 6:00 da tarde



terça-feira, agosto 03, 2004 :::
 
Linha do Tempo



Plot interessante de Michael Crichton: equipe de arqueólogos americanos descobre num castelo francês uma lente bifocal que não condiz com a época em que a câmara onde foi encontrada foi lacrada. Um pedido de socorro escrito pelo chefe da expedição na mesma câmara, dois dias depois do seu desaparecimento, faz com que a equipe parta para os EUA para exigir explicações da empresa que patrocina a escavação.

O diretor Richard Donner é familiarizado com os temas Idade Média e fábula, depois de dirigir O Feitiço de Áquila - ou pelo menos deveria ser.

E no entanto alguma coisa dá muito errado em Linha do Tempo [Timeline, EUA/2003]. O filme é ruim de dar dó. O roteiro dá uns saltos sem explicação. Os atores, pelamor de Grande A'Tuin, são terríveis - especialmente Frances O'Connor, que me provoca uma vontade incrível de parar a fita e devolver sem assistir o resto.

E o resto se arrasta por quase duas loooooongas horas...

Site oficial do filme.

Trailer do filme. [Requer Quictime]


::: posted by naomi . at 2:57 da tarde



segunda-feira, agosto 02, 2004 :::
 
Êêêêêêêêêê!!!!!!!!!!!!!



Vamos comemorar, é aniversário do Blog n&n´s, um oferecimento Lista Enanenes, criação daquele a quem vai o agradecimento especial: Tio Nuno!!!!.



::: posted by Sweet! at 5:09 da tarde



PicoSearch






Lives in Portugal/Vila Nova de Gaia/Oliveira do Douro, speaks Portuguese and English. And likes Cultura/Vida.
This is my blogchalk:
Portugal, Vila Nova de Gaia, Oliveira do Douro, Portuguese, English, Cultura, Vida.

Powered by Blogger