diário das listas enanenesenses  

n&n's


n-zine Arquivos Contacto Site Enanenes

sábado, outubro 30, 2004 :::
 
Livros



Mensagem de Erico baymma enviada à lista n&n's.

Pois não é que nosso amigo Conrado fez uma magia incrível e surgiu um ÚNICO exemplar do livro "O Perfume" em uma banca onde nunca ando? Isso só pode ser feitiçaria... ieu, hein, sô??? Todas as bancas que fazem parte dos meus caminhos não sabiam da reedição, ou redisponibilização da série. Só falta pintar à minha frente o meu "grande desafio": "O Pêndulo de Foucault", de Umberto Eco - espero conseguir abraçar estes dois santos que frequentam meu modesto "altar".

Não vou tratar de resenhar livros, mas complementar-me sobre as minhas "incríveis" aquisições que fiz ontem:

a) A Percepção - "pequeno" livro da semioticista (???) Lúcia Santaella que caminha pelos caminhos perceianos da semiótica (ligados àsquestões filosóficas, principalmente). A autora já me é conhecida de outros livros, que fizeram parte da minha tentativa de preparação pro mestrado, e em seus livros identifiquei-me bastante O livro que comprei é uma incrível aquisição, pois estou dando aula de sonoplastia, e meu enfoque principal é "trabalhar" as diversas dimensões de percepção sonora a partir do indivíduo em relação a si, ao ator, à cena, ao teatro e ao mundo. Acho que é essencial na vida de "qualquer pessoa" lidar com esse questionamento, como forma de perceber-se, interagir e fazer "quase tudo na vida", principalmente para os que fazem e amam arte, que "merecem" aguçar seus sentidos em múltiplas direções e dimensões.

b) A Confissão de Lúcio (Mário de Sá Carneiro) - nunca o li, e se o fiz foi sem querer... rs... Só pra chatear os meus amigos tugas poderia dizer que este é mais um "crédito" que dou à sua cultura... mas sei que é chato, horrível, aliás, não tem nada a ver com o que penso...rs... Mário de Sá Carneiro sempre foi um "algo a ser atingido", uma necessidade íntima de conhecer sua obra, por várias referências, inclusive Fernando Pessoa. O caminho parece estar sendo construído.

c) Que farei com este livro? (José Saramago) - Nossa! Eu gosto mais de literatura portuguesa do que eu pensava!!!!!!!!! rs... Saramago é um mito pra mim. Leio-o com o prazer de degustar palavras em pleno processo de 'moeção" e ruminação, confirmando-se, negando-se, contradizendo-se sempre no presente dirigido ao próximo momento. Adoro o seu ritmo. Coloco mais esse na coleção que espero concluir.

d) Um teto todo seu (Virginia Woolf) - "A escritora inglesa que se afoga" é bem parecido com o título que deram à Veja, na morte de Elis Regina: "A tragédia da cocaína". Estes reducionismos me deixam nervoso. Pela primeira vez tenho a oportunidade de vê-la, pois está posta na capa... bem inglesa, mesmo... à la Maggie Smith (que presumo ser inglesa...rs...eu adoro a Maggie Smith, que acho que foi protagonista de um filme cujo remake foi realizado há pouco, com Julia Roberts como protagonista, no "bom" "O sorriso de Mona LIsa" - Se alguém souber o nome do filme que dá origem à história, me informem, por favor!). O texto de Virginia ainda é um mistério a ser revelado pra mim. Li muito pouco para dar uma opinião, mas não por isso deixarei de deixar-me cair à tentação de ter esse livro também por 5 reais... é ou não é?

Abraços
Érico


::: posted by naomi . at 4:55 da tarde



quinta-feira, outubro 28, 2004 :::
 
Badi Assad

Mensagem enviada por Conrado Falbo para a lista ena.



Já que o tema é música, vou pagar uma dívida que tenho com a lista: comentar o disco novo da minha amada Badi Assad.

Tudo começou quando eu estava lutando pra ler as minhas primeiras peças no violão, ainda dentro do repertório rigidamente clássico (Giuliani, Coste, Carulli, Bach...). Um belo dia, chegou às minhas mãos um cd de Badi Assad. Venderam o cd pra mim dizendo que ela era uma violonista de mão cheia, mas que também cantava e tocava uns "instrumentos estranhos"...
Levei o cd pra casa e me apaixonei pela violonista tão criativa que não tinha prateleira certa na loja de cds: música instrumental? mbp? vanguarda? clássico? Tudo ao mesmo tempo. Através dos discos de Badi (que comecei a colecionar) fui devidamente apresentado a violonistas como Marco Pereira, Paulo Bellinati, Ulisses Rocha e outros que são essenciais no processo de construção do meu ouvido. Imaginem que revolução não foi pra mim! Sou apaixonado por ela até hoje, em todos os sentidos e com todos os sentidos!

Badi é a irmã caçula de Sérgio e Odair Assad, o Duo-Assad de violões, reconhecido internacionalmente (eles moram na Europa). Badi é antes de tudo uma instrumentista de mão cheia, com rígida formação técnica, mas também tem a liberdade que os estilos populares e até a (ok, eu me rendo) "world music" (odeio esse ótulo) proporcionam em termos de liberdade para o artista.

Os discos de Badi foram quase todos lançados no exterior (ela morou um tempão nos EUA), mas desde o ano passado ela voltou pra Sampa e acabou de lançar seu mais novo disco, chamado "Verde", com a mistura costumeira de estilos e facetas (violonista, cantora, percussionista, letrista, compositora, intérprete etc etc).

Ganhei o disco de presente de aniversário de uma pessoa muito especial, e não tiro do som. Recomendo!

Badi tem uma home page ótima, vocês vão se divertir por horas (eu entro toda semana pra ver coisas novas): www.badiassad.com.br

Abraços musicais
Con

::: posted by naomi . at 9:49 da tarde



domingo, outubro 24, 2004 :::
 
Canudos, história em versos - Por Conrado Falbo



"As águas do açude de Cocorobó, que cobrem as ruínas do arraial fundado pelo beato Antônio Conselheiro, em Canudos, sertão da Bahia, não foram suficientes para apagar os rastros do sangrento conflito armado que pôs a nu as contradições sociais do Brasil nos primeiros anos da república. Os eventos ocorridos em Canudos em fins do século XIX continuam sendo rico objeto de pesquisas históricas e permanecem vivos no imaginário popular até hoje."

Leia no site Capitu a resenha do Conrado para o livro Canudos, história em versos, de Manuel Pedro das Dores Bombinho.

::: posted by Sweet! at 3:05 da manhã



PicoSearch






Lives in Portugal/Vila Nova de Gaia/Oliveira do Douro, speaks Portuguese and English. And likes Cultura/Vida.
This is my blogchalk:
Portugal, Vila Nova de Gaia, Oliveira do Douro, Portuguese, English, Cultura, Vida.

Powered by Blogger